sábado, 14 de abril de 2012

Forma de casa

Nossa casinha já esta tomando forma. E eu nem estou acreditando :)
Vamos as fotos? Sim!

Como disse no post anterior o pessoal na obra só havia apoiado os tijolos na fundação. Esta semana eles iniciaram as marcações e  o assentamento dos tijolos.
A primeira fiada é colocada normalmente. Como uma parede de alvenaria convecional (traço 1:3 ou 1:4). Após o assentamento eles iniciaram a perfuração para encaixe dos ferros. Esses ferros terão a função de pilares internos. Geralmente para casa terrea tem o espaçamento de 1 metro. Mas como nós somos preocupados com questão estrutural utilizamos a cada 75 cm um ferro e nos encontros de paredes onde se coloca 3 utilizamos um ferro com uma bitola maior (3/8), os demais foram 5/16.
Essas barras são fixadas com um produto chamadao SIKA DUR. Ele é próprio para fixação de ferros, portões em alvenarias. O que compramos tem um tempo de secagem demorado, por isso tivemos que colocar graute nos buracos do tijolo para fixar mais rápido.
 Essa preocupação toda com a questão estrutural da casa é por que ela possui um vão de 5 metros totalmente aberto. E o telhado será apoiado somente na alvenaria da casa. Não teremos tesouras passando pela casa e a laje só será na área dos quartos, onde teremos um mezanino.
 
A casa já esta com 1 metro de parede levantada em alguns pontos. Ainda iremos fazer a parte de esgoto do banheiro. Teve que ser deixado para quando os tijolos chegassem na obra, pois o encanamento deve serguir a modulação da casa para que passe tudo por dentro dos furos.
Esta parede é da cozinha e ao fundo o quarto. Esse vão aberto é a porta de saída da cozinha para a varanda lateral.
A experiência que estou tendo nesse tipo de construção é que fizemos a coisa certa em esperar bastante até encontrar pessoas especialistas na área do solocimento. Em um obra desse tipo deve ter ao menos uma pessoa que saiba e que já construiu com esse tijolo. São muitos detalhes, tem que existir a total organização na obra. Todos os tijolos são assentandos na linha, no prumo e no nivel. Nem um centímetro a mais nem a menos. Um tijolo torto nessa construção não passa batido. A primeira coisa quando alguém vem visitar a obra é checar o nível da parede é até engraçado.
Tivemos alguns problemas, pois alguns tijolos vieram mais altos que os outros. Liguei para empresa e o pessoal me pediu para que separasse para que fossem trocados. Decidimos ficar com eles, pois poderiamos "casar" com outros, afinal só vieram alguns.
 E olhem só que prático esse método de assentamento. Eles utilizam um garrafa pet com um pedaço de mangueira de nível. Na massa de assentamento: Argamassa para cerâmica e terra vermelha.

A terra tem a função de dar liga na mistura. E não solta mesmo Tentei arrancar alguns tijolos =D 
Para encher os pilares dos ferros ( a cada meio metro) estamos utilizando grautes (grouts). Ele é mais resistente que o concreto e mais fluidico. Tem mais facilidade para preenchimento de espaços, sem deixar bolsões de ar. Além de ser super prático, pois você compra pronto e só mistura com água. 
Para maior rendimento pode misturar com brita 0 e voilá! Em apenas 28 dias ele atinge resistência a compressão de  50 mpa.
 
Espero que daqui a 2 semanas a laje já esteja sendo montada. Torçam por nós e nossa obra!
Grande abraço.

3 comentários:

  1. Muito legal! Quero acompanhar tudo! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Nossa que rápido que sobe, ainda bem!! Eu e maridoco estamos acompanhando tudinho por aqui! As dicas estão sendo preciosas!
    Acho que nesta semana sai a aprovação do meu projeto! O prazo era começar dia até 15 de abril, mas vamos dar uma atrasadinha, acho que daqui em diante vai ser assim mesmo né, rsrsr...
    beijão e obrigada pelas visitas e comentários lá no bloguito!
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Nossa, era o blog que eu estava precisando achar! Eu e meu marido queremos construir nossa casa de solo cimento (parte estrutural) e taipa de mão (divisórias). Vou acompanhar tudo por aqui! À esta altura sua casa já deve estar pronta! =)

    ResponderExcluir