sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rejuntes

Bom dia queridos!
No post anterior havia dito que na quarta feira eles iniciariam a concretagem da laje. Bom, daria pra fazer ontem, só que não tinha tanta gente, então o pessoal deixou para encher no sábado (amanhã *-*).
Enquanto não iniciam a concretagem começaram os rejuntes de um lado das paredes externas. Essa parte da casa não terá laje. O vão será todo aberto.

O rejunte é lindo de se ver e tampa todas a possíveis imperfeições que o tijolo pode ter. Mas é claro que se ele quebra tem que trocar a casquinha.

Na nossa casa o rejunte será feito na seguinte mistura: a própria terra que o tijolo foi fabricado e cimento.
Se você quiser um rejunte de outra cor, tipo branco tem que comprar aquelas massas para rejunte e antes de aplicar tem que impermeabilizar para que possam lavar a parede depois e não deixar manchas.
Vamos as fotos:
Primeiro o Lucas começou molhando as paredes para dar mais aderência a massa de rejunte.
Com a parede umida, ele iniciou  o rejunte. Existem duas formas de rejuntar esse tijolo. Com a desempenadeira ( que é a forma que estamos utilizando) e com a bisnaga. O Seu Arlindo me explicou que com a desempenadeira a cor do tijolo fica mais uniforme, pois a massa é passada em toda a parede já com a bisnaga você vai tapando as juntas e limpando. E acredito eu que demore mais com a bisnaga. Achei melhor dessa forma, pois o tijolo fica numa textura só. E também por que quando o Seu Arlindo rejuntou uma paredinha pra eu ver como ficava e o tijolo ficou meio amarelado da cor que queriamos=D
Tirando o execesso dos tijolos. Podem ver que as juntas estão meio fundinhas. Eles dão o acabamento com um pedaço de mangueira, aquelas de jardim.
Santa espuma de colchão! É ela que da o acabamento todo da parede. Vejam só:
 
O tijolo fica bem escuro quando esta molhado. Com o tempo a umidade vai saindo e ele vai secando.
Esse rejunte foi feito ontem. Hoje a parade já está mais clara e assim vai até chegar a sua cor amarelada.
 Tirei essa foto hoje. Olhem como a parede já esta mais clara.
Com e sem rejunte.

Acredito que daqui a 2 semanas essa fase estrutural acabe e então iniciaremos o telhado com estrutura de madeiras reflorestadas. Também passarei dicas sobre esse tipo de estrutura que muita gente não faz por medo e falta de conhecimento. Vou fazer o possível para colher o máximo de informações para passar aos interessados nesse tipo de estrutura.

Amore vendo a passagem dos eletrodutos pela laje.
Grande abraço.

5 comentários:

  1. Aline, você está se tornando uma engenheira de mão-cheia! Isto é um verdadeiro curso, só que inclui o desafio da prática imediata. Quem sabe no futuro você não estará fazendo isso pros outros.....
    Adorei os tijolos, e acho que o efeito final ficará mesmo muito bonito.
    Depois com tudo no lugar... ai, ai, imagino o tamanho da sua expectativa.
    Nalgumas fotos dá pra ver também o telhado do chalé do Daniel. Eles já se mudaram pra lá?

    Você e William estão de parabéns!
    beijo grande da Nalú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tia Nalu falei pro pedreiro da obra que vou abrir uma empresa de arquitetura ecológica e chamar ele pra trabalhar comigo =D Mas isso são projetos para daqui uns anos. O William e eu estamos bem felizes com tudo isso. Estou torcendo para que quando você chegar o telhado esteja sendo feito.
      Não, o Daniel ainda não se mudou. A casa já esta toda fechada. Ainda falta os acabamentos internos, instalações hidraúlicas, rede de esgoto, eletrica e outras coisas. Acredito que em agosto eles devem estar se mudando.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Aline!
    vamos rejuntar nossa parede e gostaria de saber quanto de cimento pra quanto de pó de tijolo vc usou!
    grata
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Estamos nesse impasse, pois a empresa que começou a obra nos abandonou. Gostaria de saber a medida de pó de tijolo e de cimento para fazer o reajuste. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Estamos nesse impasse, pois a empresa que começou a obra nos abandonou. Gostaria de saber a medida de pó de tijolo e de cimento para fazer o reajuste. Muito obrigada

    ResponderExcluir