sexta-feira, 8 de junho de 2012

1 de 3

Acabou a 1ª etapa da nossa casinha. Fiquei bem contente! Imaginem só quando acabar tudo? Uma histeria de felicidade.

O nosso telhado só não foi iniciado, pois os materiais não chegaram, mas de acordo com nosso fornecedor de madeira chega nessa segunda. A telha optamos pela de concreto cinza pérola. Espero, espero muito que fique bom. Nosso cofrinho não estava tão recheado para colocar a shingle ou a telha de barro branco. O problema da telha branca é que não tinha carregamento vindo pra Brasília, ou seja, minhas 3 mil telhas seriam as unicas e o frete foi lá pro alto, então sem condições.

Gente, esse ai foi um brinde que eu ganhei do Seu Arlindo. Tá que eu sou meio pidona.
 Pedi pro seu Arlindo me dar esse brinde e no outro dia ele disse que ia fazer a bancadinha pra mim ;)
Algumas partes das paredes estão meio esbranquiçadas outras mais laranjas. São só resquicios de terra. Passando uma bucha molhada sai e fica uniforme.


Nosso quarto e a possivel área para colocar a escada para o mezanino.
O paredão mais lindo de todos. Todo sorridente para receber meus quadros.

Área do mezanino. Nosso escritório. 

O que dizer sobre o solo-cimento?  Até o momento consegui boas economias e passei quase 1 mês na obra sem comprar material algum. 
Gastamos na média de 30.000,00 para erguer a estrutura desta casa que possui 80 m² de área terrea., 36 m² de área mezanino e 70 m² de área de varanda. Não utilizamos nenhum material de baixa qualidade, pois esta casa foi feita para comportar mais andares.
As esperas para hidraúlica, elétrica e esgoto já estão posicionadas. A nossas paredes já estão "pintadas" faltando somente limpar e passar o hidrofugante para sua proteção. 

Uma coisa que será primordial nessa casa é a impermabilização das paredes da casa e  do banheiro (Gente, cerâmica não tem função impermeabilizante. Rejunte epoxi também não!) Esse tijolo puxa muita umidade.
Então eu já estou me preparando para gastar galões e galões de imper do bom.

Para o banheiro vamos utilizar o mesmo impermeabilizante que foi na fundação. O WADIMEX. Pedimos para o pessoal na obra rejuntar o banheiro como se fosse reboco para fechar todo o tijolo e criar uma superfície uniforme para passar o impermeabilizante. Por cima do impermeabilizante virá um reboco e após os revestimentos escolhidos.

Espero que tenham gostado dessa 1ª etapa, pois ainda tem muita coisa pela frente.No decorrer do blog vou fazendo mais comentários sobre o tijolo. 
Se vocês quiserem saber sobre a ótima equipe que construiu a estrutura de nossa casa, deixe um recado no blog com seu e-mail que respondo com o maior prazer e passo todos os contatos.

Agora é a saga do telhado com as madeiras de reflorestamento e faço a seguinte pergunta (novamente): Estão curiosos? Eu também!
Abraços.
Tchau!


10 comentários:

  1. Oi Aline!
    Que tudo já está com cara de casa! Ficou ótimo o seu rejunte.
    Beijokas pro cê!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Ei Aline, Que legal que já estão nessa fase... Tudo limpinho e bonito!!! Estamos muito curiosos para saber sobre valores... A nossa arquiteta está finalizando o projeto que estava com mais de 300m2 e conseguimos reduzir para 220m2... Não tem como ser muito menor, afinal são 3 filhos né... vão crescere viver ainda muito tempo nessa casa.... Estamos ainda sem saber quem contratar para iniciar o nosso projeto... dicas? :)
    Chiara

    ResponderExcluir
  3. Tá ficando lindo Aline!
    A perfeição das paredes está incrível!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    meu email é marluce.almeida @ gmail.com
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Gostaria de saber se o custo total até agora (materiais mais mão de obra) foi de 30 mil, ou se foi 30 mil só material...
    Muito legal sua iniciativa, ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Como não mandou seu e-mail respondo por aqui: Foi tudo, mão de obra e material. Até o momento só conseguimos boas economias e como disse no post em nenhum momento construimos essa casa com materiais de baixa qualidade. Qualquer dúvida é so mandar um recado.
      Abraços.

      Excluir
  6. Aline, está demais a sua casa! E esses tijolinhos são um charme!

    Estamos recebendo muita gente perguntando sobre tijolos de solo-cimento, acho que ja vou deixar um link fixo apontando pra cá.. (haha)

    Tambem estamos entrando na fase do telhado agora.. estão subindo os tijolos pra colocar as estruturas de madeira..

    Você falou sobre impermeabilização do banheiro.. é só porque é solo-cimento, ou em toda casa é assim? Se for, nem estamos contando com isso.. achei que a ceramica ou o azulejo já fizessem esse papel!

    Abs!
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna :)
      Nosso telhado já era pra ter começado, mas houve uns atrasos com o pessoal da empresa, mas o material já ta todo aqui esperando.
      A impermeabilização não é só no solo cimento é em qualquer edificação. O Bruno, acho que ele é seu marido, né? Ele havia deixado um comentário no blog falando que vocês também haviam usado o wadimex pra impermeabilizar a fundação. Aqui na obra iremos utilizar o mesmo pra impermeabilizar o banheiro. Eu vejo se faço um post sobre isso pra poder mostrar pra vocês como a gente vai fazer.

      Grande abraço e que a gente termine logo nossas obras pra morar numa casa nova =D

      Excluir
  7. Aliiiiiiiiine!! Me envia um email com os contatos de quem fez a obra pra voce??
    Acho que precisarei apenas de 1 mestre pra ensinar meu marido como faz... (meu marido +2amigos toparam levantar tijolo!inclusive eu nos fins-de-semana tbm vô pegar no batente no que der...hehehe)
    Quero construir uma casinha de 2andares ainda menor que a sua(base60m),mas que dará tanto trabalho quanto (eu imagino,hehe) Estou planilhando esse mes tudo que é material, desde tijolo até madeira, ceramica,tudo, para começar obra em outubro...(sou de Brasilia tbm) mas....ainda não-faço-idéia da mão-de-obra. Seu blog foi a minha salvação pra criar coragem e começar uma obra com esses desconhecidos tijolos ecologicos!!!
    Me envia seus "obreiros"? > erikroon@gmail.com
    (e se tiver contatos/nomes das empresas de material,tbm!)

    Brigadaaaaaaaaaa =****

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Aline.
    Também sou de Brasilía e tenho interesse em construir com esse tipo de tijolo.
    Poderia me passar o contato do pessoal que fez a sua casa?
    Meu email é jeraldoacp@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir