quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estrutura- Varandas

Muito tempo mesmo sem postar, quase fazendo 1 mês, mas estou de volta com algumas notícias.

Demoro, mas começamos o nosso telhado. Nas primeiras semanas tivemos que fazer algumas compras de pregos e parafusos enquanto o pessoal na obra começava a lixar os pilares. O veneno em autoclave escurece muito a madeira e a deixa em um tom esverdeado.
Olhem que cor linda e clara. Estamos pensando em usar o verniz canela que não é escuro.

 
Eu não entendo muita coisa de carpintaria. Só sei dar nome aos locais (cumeeiras, espigões, pontaletes..) Na minha cabeça leiga ele só iria apoiar as madeiras uma encima da outra e não faria esses encaixes. 
Até os nossos amigos  que trabalham com construção não imaginavam que ele iria fazer os encaixes que ficam mais seguros e bonitos.

Ao todo compramos 14 pilares com diâmetro na ponta entre 20 a 22. Esses pilares foram enterrados a uma profundidade de 80 cm e concretados com argamassa de cimento e areia.



Essas são as vigotas de pinus autoclavado. As varandas serão independentes do telhado que cobrirá a casa. No projeto inicial seria junto, mas o espigão do telhado (Aquela ponta que uni as águas do telhado) ficaria meio torto, então optamos por separar, pois teriamos serios problemas com vazamentos.

O que deu pra perceber sobre a estrutura de eucalipto até agora? Bom, é bem mais dificil, bem mesmo do que a de madeira serrada. 
Os cortes devem ser precisos, pois a madeira não é reta (é conica). Você tem que ser bom na questão de prumo, pois suas ondas enganam e o chato é que demora. 
Algum arrependimento? Nenhum! Por que ta ficando lindo e seguro. A dica que dou é escolha a empresa certa ou o carpinteiro certo. Até agora não tive desentendimentos com o pessoal na obra, mas veremos os próximos episódios.

Grande abraço e agradeço os e-mails carinhosos.

Beijos.
Aline.

3 comentários:

  1. Oi Aline !!

    Essa madeira é muito bonita mesmo, é com esta madeira ( no caso desta cor) que também fará o telhado?

    Bjão,

    ResponderExcluir
  2. Aline!
    Que coisa linda esses encaixes! O seu carpinteiro é um artista!
    Um capricho! Sei como essas uniões são difíceis inclusive pela irregularidade das peças. Madeira aparelhada é retinha, e mesmo assim não é pra qualquer um fazer encaixes perfeitos, imagina no caso do seu telhado!
    Está ficando lindo, parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aline!
    Que tudo de bom! Vai ficar linda a sua casa!
    E nós ainda na fundação, mas tenho fé que daqui a pouco vejo ela assim como a sua, com cara de casa!
    Enquanto isso vamos acompanhando a sua obra de pertinho!
    beijokas pro cê!
    Carol

    ResponderExcluir