sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Iniciando a 3ª etapa - Elétrica

Agora as coisas vão andar um pouco mais devagar, pois somos nós mesmos que estamos colocando a mão na massa e iniciando a elétrica da casa.

Com a bagagem de estudos do William em engenharia e edificações, minhas pesquisas e a ajuda de um amigo que trabalhou anos na Cemig, nós vamos executar essa parte e até o momento esta dando tudo certo.
Como todos que acompanham o blog sabem que quando inicamos a construção das paredes e da laje os conduites e as caixas octogonais foram instalados, agora é hora de iniciarmos a passagem dos fios pela laje e colocar mais conduites nas áreas do teto.
 É por isso que iremos forrar a casa, para a instalação não ficar aparecendo. Imagina se ficasse assim?
Usamos braçadeira de pressão para prender as caixas octogonais no eucalipto e para deixar o conduite bem preso a ele.

Muita gente não utiliza conduites pra passar a energia pelo teto, mas é sempre bom usar, tanto para proteger a fiação ou se caso dê um curto na instalação não correr o risco de pegar fogo na madeira e no forro, ai já viram, né?



Uma coisa que me preocupava era a questão do quadro de disjuntores, pois ele costuma ser enfiado na parede e eu ficava imaginando que seria meio chato cortar a parede  pra enfiar ele, talvez poderia quebrar algum tijolo do lado e teriamos que trocar. Entrei no site da tigre e vi que eles tinham uma caixa de sobrepor, entrei em contato com nosso fornecedor principal (objetiva atacadista) mas estava em falta, então o William encontrou na Leroy por cerca de R$ 30, compramos e vejam como ficou:


Na época da obra eu ja tinha ele, o seu Arlindo fez os furos utilizando seu tamanho como padrão.  Encaixamos e parafusamos no meio do tijolo (local de mais resistência onde não possui as aberturas)

Outra coisa super interessante que foi a salvação do meu desespero foi essa engenhoca que se chama Passa Fio. Você amarra os cabos em uma ponta com um ganchinho e essa ponta com ferro e bolinha você enfia no conduite e vai levando a fiação até o outro lado da laje. Isso corta aquela etapa de ter que passar os fios de arame e depois passar o cabo. Não custa nem R$ 10 (Também na Leroy).
Olhem onde ele ta saindo. O conduite deste interruptor teve que passar pela laje, subir para o mezanino para descer com ele pelo telhado.
O bom desse passa fio é essa bolinha com essa mola que deixa você ficar mechendo até desobstruir locais de dificil passagem. Passa Fio, o coringa na obra!
Tá, agora uma parte mais legal pra animar as leitorAs do blog. Um dos primeiros acabamentos da casa : 
Os espelhos das tomadas. Heee... Rsss.
Optamos pela legrand, o preço tava bom e o acabamento não era nem tão redondo e nem tão quadrado.
Tem a nova coleção da legrand que é a Nereya é lindo e tem até roxo ;D, mas era redondo demais. Escolhemos a coleção anterior que é a Pial.

Heeee.. Minha mão suja de terra.
Gente não ta instalado só coloquei pra vocês verem as partes. O legal é que você pode comprar o kit ou separado. Optamos por comprar separado, assim a gente pode montar do jeito que a gente quer.
O legal é pedir a parte que cabe três tomadas ou três interruptores, assim você tem mais liberdade.
Nossa meta é mudar no final do ano e espero que a gente consiga (corrente de fé gente). Já estou pegando orçamentos de pisos e tá muito legal, vou adorar ver o acabamento.

Breve trarei novidades sobre os acabamentos que optamos para o piso e espero que gostem.
Beijos e abraços.
Aline.

3 comentários:

  1. Nossa Aline, muuuuito legal.
    Lendo seus posts a gente se anima!

    E vamos lá: Mudança em 2012!!!! hehehe

    Até+
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Aline estou a procura de mão de obra em Brasília que trabalhe com construção ecológica, vc pode me indicar? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, muito bacana seu blog, ainda bem que o encontrei, pois estou construindo uma casa de tijolo aparente. Estou com uma dúvida: como vocês passaram a tubulação hidráulica e elétrica nas paredes? seus tijolos vêm com furos? pq os meus não têm os furos e estou sem saber como resolver isso. Obrigada

    ResponderExcluir