Daqui algumas semanas a 1ª fase da obra chega ao fim. Alvenaria concluída, laje pronta etc. No sábado a laje foi concretada e no domingo já começamos a molhar ela.
O William teve a idéia de utilizarmos uma manta geotéxtil sobre a laje. Ela serve para sistemas de drenagem e retem bastante água. Muita gente conhece como bidim ( que é sua marca comercial).
Colocamos essa manta e molhamos a laje uma vez por dia. A laje fica umida o dia inteiro. Poupa tempo e o pessoal na obra não precisa ficar subindo e descendo pra pegar água para molhar.
Com a laje iniciando sua cura, o seu Arlindo começou a cortar as casquinhas para tampar a laje .
E imaginem se a casa fosse ficar assim:
Mas a casquinha veio salvar a pátria do concreto feio da laje =D
Cada tijolo forma duas casquinhas, mas a quebra de uma é normal.
A laje mais a capa de concreto ficaram com 17 cm . Então, utilizamos duas casquinhas que dá um total de 13 cm. Esses 4 cm de sobra foram tirados no tijolo.
Vejam as casquinhas e o tijolo que foi cortado para cobrir os 4 cm de sobra.
Agora é so começar a assentar mais fiadas de tijolo. No caso da nossa casa, serão mais 93 cm de parede.
Essa foto vai pra Carol, do blog Ideias+Ideias que também não quer ver uma faixa de concreto no meio dos seus tijolinhos. Olha aí Carol, nem parece que a laje existe.
Beijos e torçam pela nossa construção!
Oi Aline, em primeiro lugar meus parabéns!!
ResponderExcluirjá faz alguns dias que estou pesquisando sobre tijolos ecologicos, e não encontrei nenhum diário de obra em detalhes como o seu, acho que isto serve para provar a viabilidade da obra com tijolos ecologicos! Gostaria de saber se você tem alguma planilha de custos que reune os gastos da obra até a laje, queria fazer um comparativo entre uma obra convencional e com tijolo ecologico, pois até agora não consegui achar nada concreto com relação aos custos.
Meu email é gabrieloliveiraalmeida@gmail.com
Obrigado por sua iniciativa!
Aline!
ResponderExcluirObrigada querida! Sabe que vc salvou minha vida, estava até triste pensando que em casa teria duas laje cortando a casa, já que optamos por sobrado, que feio iria ficar né!
E que rápido que está andando sua obra, daqui a pouco você está mudando!
Beijos e muito muito obrigada!
Carol
Olá, Aline, achei sua casa uma graça, fiquei muito interessada nesta proposta. Estamos pensando em construir uma casa. Gostaria de informações sobre seu projeto, o arquiteto, o seu Arlindo, fornecedores etc. Moro em Brasília. Agradeço a generosidade de dividir sua experiência. Sucesso no novo lar.
ResponderExcluir