quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os pilares esperados

6 homens prestativos, 2 crianças curiosas e uma moça aflita (eu). Essa era a cena na hora que o pessoal aqui da chácara se reuniu para levantar os pilares de eucalipto que irão sustentar parte da cumeeira do telhado.
Fiquei muito aflita, pois os pilares são bem pesados. E a sua ponta ficava indo de um lado para outro quando estavam colocando dentro dos buracos. O meu maior medo era que eles batessem em algumas das paredes. Mas deu tudo certo! Feliz, saltitante e toda orgulhosa de estar vendo eles no seu devido local.
Só deles estarem nolugar a casa já deu uma ampliada por causa da altura.

No começo da semana o seu Arlindo iniciou os furos para passagem das tomadas e interruptores. É muito legal gente. Cabe direitinho e que prático!
 Os eletrodutos passando pelos furos.

A amarração das portas e janelas já esta sendo feita.
 Seu Arlindo coloando as canaelas para concretar.
Essa é a canaleta do tijolo. Ela e aberta de ambos os lados como podem ver, por isso nas quinas da parede não dá pra utilizar, senão teriamos um buraco. Com a maquita o pessoal na obra faz uma espécie de canaleta cortando o furos e fazendo uma abertura. Aí fica assim:

Quando estava tirando as fotos não tinha nenhuma cortada no chão, mas vou pedir para fazerem uma para mostrar.

Os materiais da laje chegam amanhã, mas ainda teremos de esperar um pouquinho até sua colocação.
No mais, a obra esta sendo rápida. Não imaginava que seria desse jeito.
Caso tenham perguntas é so deixarem um recado. Não sabendo as respostas vou perguntar ao encarregado da obra para passar as informações corretas.
Grande abraço. Ah! E feliz dia de São Jorge atrasado. Toda a força e garra que esse santo transmite.

4 comentários:

  1. Nossa deve ter sido uma aflição mesmo! São enormes os pilares! E a construção tá de vento em poupa e como ela é limpa né Aline...essa semana começamos a cortar o terreno, mais uns dias começamos a fundação e enquanto isso vamos acompanhando vocês!
    Grande beijo,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Aline, podes me descrever como fixar os eucaliptos no chão?
    Obrigado e sucesso.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, vou responder por aqui, pois não tenho o seu email.
      Olha so: Fizemos dois buracos com uma profundidade de mais ou menos 90 cm. Colocamos uma camada de concreto para melhor apoiar. Mas essa camada é fina, só mesmo pra criar uma base.
      Ainda não concretamos, pois o pessoal do telhado vai ter que ajeitar pra colocar no nivel. Quando os pilares estiverem no nivel, iremos colocar graute nos buracos. O graute vcê compra pronto. Ele é um tipo de argamassa bem fluidica, isso é bom, pois não corre o risco de ficar bolsões de ar. Você mistura com agua e um pouco de brita 0. No rotulo tem as especificações. Quando eles forem colocados no nivel farei um post sobre isso ai você acompanha melhor.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Aline,
    Meu nome é Ernani e estou encantado com seu blog. Hipnotizado mesmo. Moro em Rio das Ostras, RJ. Ainda nao li todo o blog, mas prometo lê-lo todo. Vou deixar os zilhões de perguntas para quando terminar de ler, pois pretendo construir minha casa breve aqui e, cada vez mais tenho certeza, será de tijolos ecológicos. Sua casa parece muito com uma que já construi e onde cometi todos os erros financeiros possiveis, rs... Pretendo nao repeti-los

    ResponderExcluir