terça-feira, 10 de abril de 2012

Tijolos ecológicos


Para quem não conhece, esses são os famosos tijolos ecológicos. Ecológicos? Sim!
Os tijolos de solo cimento são considerados ecológicos, pois não necessitam de queima para sua cura.
São fabricados através de uma prensa hidráulica ou manual. Sua mistura consiste em terra(solo) e cimento. Após sua "prensa" eles vão para a hidrocura (cura com água). O tempo de cura depende do tipo de cimento utilizado.
A hidrocura  não utiliza energia oriunda da degradação do meio ambiente, tornando o tijolo ecologicamente correto.
Quem trabalha, estuda ou gosta de estar por dentro das novidades da construção é bombardeado por esse tijolinho. A sua fama é de que além de estar contribuindo com o meio ambiente teremos uma economia de 30% no valor final da obra e sua construção é super simples. É só montar! Casa rápida! Mas como dizem: O buraco é mais embaixo.
Ainda não cheguei na parte da tão esperada economia, afinal estou na estrutura e nessa etapa não existe a palavra economia e sim segurança.
O que foi constatado é: Se você quer construir com esse tijolo, mas sonha com o reboco na parede e uma bela pintura. Esquece. Você não terá nenhuma economia. Pelo contrário, terá mais gastos, pois o valor do milheiro fica em torno de R$ 650 a 800 (se rebocar não compensa, pode usar gesso-cola ou só pintar mesmo)
Não, não é só fazer a fundação, assentar a primeira fiada com uma massa normal (1:4 ou 1:3 de areia e cimento) e sair levantando paredes com cola branca só por causa dos "encaixes de lego".

 Para executar o seu projeto você deve ter pelo menos uma planta baixa. E devem saber que esse projeto deve ser modular, ou seja, todas as medidas serão múltiplas do tamanho do tijolo.
Mas fiquem calmos que se você já tem o projeto e quer construir com ele é fácil de adaptar. Já tinhamos  tudo pronto e tivemos que "puxar" a casa pra um lado e mudar alguns centímetros para encaixar na modulação.


   Essa é uma foto dos tijolos marcados na fundação da casa.Eu só apoiei os tijolos. O pessoal da obra ainda não tinha  passado a linha e tirado o esquadro para iniciar o assentamento da 1ª fiada.
A gente só colocou para eu ver como ficaria, afinal só via em fotos.

Os nossos tijolos não foram feitos na obra. Eles foram comprados da nova fábrica da C PRATA (empresa de comércio de máquinas, blocos de concreto, fossas ecológicas e tijolos de solo cimento).
A C PRATA é uma empresa que só revendia as máquinas. Agora eles abriram uma fábrica para fornecimento dos seus tijolos.
Super indico, pois a compra de tijolos desse tipo feita em uma empresa é mais confiável. Isso por que não é fácil fazer tijolos de solo cimento. Não é qualquer terra que se adequa a esse tijolo e nem toda pessoa física que fábrica faz os testes de carga.
Um exemplo: Em Brasília eu encontrei um cara que fazia os tijolos. Ele fabricava três cores de tijolos. Amarelo ocre, cinza e o vermelho. Eu ia comprar o tijolo amarelo, pois era a cor que mais agradava.
No fim das contas não consegui mais achar esse cara e entrei em contato com a C PRATA para ver se me indicavam alguém. Aí descobri que eles estavam fabricando. Na hora de escolher a cor do tijolo eu não podia escolher o amarelo, pois o barro que fabricava esta cor não tinha mais na região do Distrito Federal. Quer dizer, tinha barro amarelo, mas não tinha o barro correto para a fabricação, ou seja,  se eu tivesse adquirido o tijolo com o cara eu ia me dar super mal com um tijolo fabricado de forma errada, com um barro que eu não sei que procedência tinha.
É por isso que devem ser feitos os teste de carga, pois o solo utilizado no tijolo faz toda a diferença na sua resistência.

Grande abraço.

FORNECEDOR: C PRATA - COMERCIO DE MÁQUINAS
VENDEDOR: LUCIANO (GENTE BOA)
TIJOLO NA COR VERMELHA
SITE: www.cprata.com.br

16 comentários:

  1. Oi Aline!
    Legal! Sou assim mesmo, fico curiosa e doida pra experimentar fazer, mesmo que dê errado eu quero tentar e fazer da melhor maneira possível :)
    Tenta também se aventurar no mosaico! Vale a pena!
    A dica é comprar pastilhas de vidro, porém não as pastilhas de vidro CRISTAL pois elas são mais grossas, tem uma camada de vidro transparente em cima. Porém são as mais bonitas (na minha opinião) para serem usadas inteiras, coloquei nos meus banheiros e amei.
    Adorei seu blog, e vocês estão começando super certo, preocupados com o meio ambiente. Também pesquisamos o tijolo ecológico e quase fizemos nossa casa com ele, mas o amigo que fabricava quando começamos a obra estava sem muito contato, então fizemos com o tijolo comum e até hoje pensamos "E se tivesse feito do ecológico..."
    Mas lendo os detalhes que você contou, acho que teríamos procurado um problema, pois o planejado era fazer com a terra do nosso próprio terreno, que talvez não fosse o mais adequado.
    Fizeram perfeito quando procuraram a melhor impermeabilização, esse é o ponto que mais me arrependo na casa, nosso primeiro andar todo tem problemas de umidade no rodapé. Na época da fundação o engenheiro pediu sica pra misturar na massa da fundação e disse que isso era o suficiente, que arrependimento de ter acreditado nisso...
    Vou acompanhar sua obra que começou agora e já promete uma linda casa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Oba quero sim!
    Estou pensando em usar produtos da Weber Quartzolit quando for resolver o problema das infiltrações nos rodapés, mas toda ajuda é bem vinda
    No meu perfil na lista dos seguidores do seu blog você deve conseguir mandar email pra mim :)
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Esse blog, com as recomendações detalhadas e orientações sobre contrução ecológica, é precioso pra quem quer construir a própria casa. Tenho a certeza de que o projeto, feito com esse amor todo, vai ficar lindo!

    ResponderExcluir
  4. Aline, vim conferir os tijolos, que máximo! Muito bacana, vc detalhar bem a construção!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim retribuir a visitinha no 603.
    Não conhecia esses tijolos ecológicos, muito legal, vou querer acompanhar tudo!
    Beijos

    www.osonhodo603.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Umas coisas me chamaram atenção, o desperdício é praticamente NULO, não vi tijolos quebrados aí chão... Aqui na obra, quando foram fazer um muro, ví o quanto de tijolo fica quebrado.

    A quantidade de argamassa também é minima, não fica argamassa para fora, as paredes ficam limpinhas. Outro detalhes são as colunas, elas não precisam ser feitas em separado, porque são feitas dentro do tijolo. Economiza muita madeira.

    Outra coisa, quem está construindo aí parece ser bastante limpo e organizado. Limpeza no meu terreno é artigo de luxo.

    ResponderExcluir
  7. Aiii Aline, seu cliente disse a verdade! Nós estamos sentindo isso na pele :( Vc pede pra fazer uma coisa, aí descobrem outra, q puxa outra e assim vai... É muito dinheiro! Tenho certeza que muito em breve vc poderá ter todos os itens que desejar, na sua casa!

    E por falar nela, estou APAIXONADA pela sua construção! A preocupação com o meio ambiente é algo que deveria estar presente em todo mundo. Aqui em casa separamos todo o lixo, reaproveitamos tudo o que é possível e por aí vai. Deixar o mundo melhor para a próxima geração!!!

    Beijos

    http://areformadosobradinho.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  8. Oi... primeiro, obrigada pelo carinho lá no blog.
    Quero dizer que adorei vc ter ido me visitar, porque daí conheci seu blog e posso acompanhar de perto um estilo de construção que sou super curiosa a respeito! Aqui na minha cidade não é comum, mas eu acho que o tijolinho além de ficar lindo, nesse método é super prático!
    Vou acompanhar de perto pra aprender!!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,

    Aline, estou finalizando o projeto de uma residencia em Brasilia e vou construir com tijolos ecologicos. Voce pode me passar o nome e contato do seu construtor? Voce disse q ele e organizado...ja fiquei fa dele..hehehe. Grato. Erico Camargos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Estamos à disposição para os que procuram tijolos ecológicos em Minas Gerais

    (31) 3541-4037
    www.ecobauen.com.br
    www.tijolosecologicos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisboa, Você oferece tijolo e apresenta um site de maquina de fazer tijolo.

      Excluir
  11. Ecológica - Sistemas Construtivos:

    Temos a fabricação dos blocos e tijolos ecológicos, mestres de obras e pedreiros capacitados para a execução da construção. Além disso temos engenheiros e arquitetos especializados que podem dar todo o suporte técnico.

    Atendemos todo o DF e Entorno.

    Visite nosso facebook: https://www.facebook.com/ecologica.ind.br

    Fone:
    (61) 9649-2480
    Carlos Augusto.

    ResponderExcluir
  12. Bela postagem. De fato, o tijolo ecológico é normatizado (NBR 10834:2013 e 10836:2013) e isso exige uma série de ações e responsabilidades do fabricante. Como mencionado, não é qualquer terra que pode ser usada e isso serve também para todos os demais insumos. O tijolo ecológico tem que ser ensaiado por lotes tanto em três parâmetros: resistência à compressão, absorção e geometria. Esses ensaios DEVEM ser solicitados dos fabricantes quando da compra. Caso a empresa não os apresente, é um ponto a ser considerado. Feitas essas ressalvas, não só pelo fato de ser fabricante aqui em Minas Gerais, vemos na prática que os tijolos ecológicos são sim vantajosos em relação a outros tipos de alvenaria, principalmente no caso da construção com tijolo aparente. As reduções de materiais e mão de obra podem mesmo chegar ao redor dos 30 a 40% em relação aos valores do CUB por m² de acordo com a tabela do Sinduscon. Agora, o padrão estético de uma obra com tijolo ecológico, é realmente interessante. Em nosso site www.tijolosecologicostrindade.com.br tem algumas obras com tijolos ecológicos e em uma busca na Internet em site de empresas conceituadas como Tijoleko, Alroma etc. é possível ver construções e informações importantes sobre este tipo de material.

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde Pessoal... eu tenho uma Fabrica de Tijolos Ecológico completa a venda...pronta pra produzir..se interessar entre em contato: marlon_amb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. boa tarde estou passando por um problema e preciso muito de orientação, construí uma casa com este tijolo ecológico de solo e cimento faz uns 5 meses, e de algumas semanas para cá as paredes estão enchendo de trincas, já verificamos o alicerce esta intacto e a laje também, fizemos tudo como manda a construção com este tijolo deixamos ele aparente passamos rezina no lado externo e pintamos por dentro mas agora cada dia parece uma nova fissura nas paredes,
    mandamos o tijolo para fazer um ensaio para ver se passa nas normas de fabricação, estou desesperada não sei oque fazer, preciso muito de uma orientação por quem já passou por isso....
    samiragugui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. boa tarde estou passando por um problema e preciso muito de orientação, construí uma casa com este tijolo ecológico de solo e cimento faz uns 5 meses, e de algumas semanas para cá as paredes estão enchendo de trincas, já verificamos o alicerce esta intacto e a laje também, fizemos tudo como manda a construção com este tijolo deixamos ele aparente passamos rezina no lado externo e pintamos por dentro mas agora cada dia parece uma nova fissura nas paredes,
    mandamos o tijolo para fazer um ensaio para ver se passa nas normas de fabricação, estou desesperada não sei oque fazer, preciso muito de uma orientação por quem já passou por isso....
    samiragugui@hotmail.com

    ResponderExcluir