quinta-feira, 24 de maio de 2012

Notícias da obra

Alguns dias sem postar e a 1ª fase ainda continua. Agora só estamos nos retoques finais (rejuntes e casquinhas de tijolo).

Na terça- feira o pessoal da empresa RC Coberturas fez as medições do nosso telhado. Fiquei pasma com o tamanho do telhado, pois achava que era menor. Sinal de que talvez não poderei colocar a telha bege na casa, pois seu custo fica bem mais elevado pra essas bandas do Centro Oeste.


Na estrutura do telhado iremos utilizar o eucalitpto e o pinus, ambos tratados em autoclave. Foi bem complicado achar eucalipto barato e no diâmetro necessário.
Essa questão do diâmetro do eucalipto foi o que tornou a procura dificil, pois precisariamos de uma bitola que suportasse um vão de 5 metros e o telhado não selasse (criasse tipo uma barriga). Ligava pra um fornecedor e falava que de 8 a 10 cm daria, outro dizia que de 12 a 14, o outro de 13 a 16. Ficava totalmente confusa, pois ninguém que eu conhecia da área de carpintaria havia trabalhado com eucalipto. Até que um dia achei o site da empresa MATHA, eles são uma usina de eucalipto tratado. O dono me disse que o escritório deles tinham um vão de 7 metros e eles haviam usado o diâmetro de 10 a 12 cm. Pedi fotos para comprovar, pedi a medida do ripão, o espaçamento que eles utilizaram e assim conseguimos chegar a conclusão de qual pediriamos.

Então decidimos o seguinte: Nos vãos maiores da casa, colocaremos as bitolas de 13 a 14 e nas varandas que serão um telhado a parte e com vão bem menor colocaremos as bitolas de 10 a 12 cm.


Achei algumas fotos pra mostrar como é lindo uma casa com eucalipto em sua estrutura.


Bom, a nossa não vai ficar tão aparenta assim. O eucalipto só aparecerá nas varandas. O interior da casa será forrado.
 Se gostassemos daquelas tubulações para passar a elétrica eu até arriscaria o forro sob a madeira.
 Fica lindo também.


Grande abraço.

3 comentários:

  1. Oi Aline!
    Vai ficar linda sua casa! As imagens que você postou são inspiradoras...por aqui só cortamos o terreno e fizemos a avaliação do tipo de terreno com uma empresa para o marido acabar o cálculo estrutural, meu arquiteto não fez e o marido que é engenheiro de controle e automação teve que se virar nos 30 e fazer, pois não estava em nossos planos gastar mais com isso...mas acho que daqui a pouco começaremos a fundação, assim espero!

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais, Aline... Sou a esposa do Érico e estamos bem felizes de ver que sua obra está indo bem... logo começaremos a nossa, e vamos te encher a paciência mais um pouquinho pedindo dicas, tá? bjão. Chiara

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa sua casa e sua iniciativa de postar blogs.
    Estou querendo fazer uma e tive grandes ideias a partir da sua. Uma duvida, vc sabe quantos centimetros o eucalipto que dá sustentação ao telhado principal ficou enterrado?

    ResponderExcluir