terça-feira, 26 de junho de 2012

Na espera

Enquanto nosso telhado não começa fico na ansiedade de vê-lo pronto e imaginando se vai ficar bonito do jeito que eu quero.
Todos os materiais já estão na obra só aguardando os carpinteiros chegarem. Hoje trouxe algumas fotos dos materiais que serão utilizados em nossa cobertura.

Nossa casa não é 100% ecológica, mas estamos buscando meios seguros e sustentáveis para ela. Um deles foi a opção por um telhado com a estrutura verde. Nós unimos a economia das madeiras reflorestadas ao ganho ambiental.
Optamos pelo eucalipto tratado e o pinus. Ambos autoclavados. Essas madeiras são impregnadas por uma solução imunizante através de uma autoclave que produz vacuo e pressão. Sendo retirado o ar da madeira e/ou alguma umidade. Após esse processo são injetadas outras soluções para preenchimento de suas células.
Aqui na chacara tem dois postes de eucalipto que tem mais de 20 anos e estão intactos, perfeitos e nunca foram invernizados nem protegidos de intempéries.
Esses são alguns dos eucaliptos da estrutura do telhado. Reparem em como eles são descarregados, parece um jogo de pega varetas (rs..) Só vem o cara que dirige o caminhão. Ele abre a caçamba e chuta todos para fora.
Esses são os pilares das varandas. Compramos com a largura bem maior, afinal esteticamente é bem mais bonito ;D



Já as telhas foram um dilema. Optamos pela shingle, mas ficou muito cara. Com o valor que cobririamos a área só da casa, com o telhado convencional fariamos a casa e as 3 varandas. A telha de barro branco ficou muito cara pra vir pra ca, pois eles não estavam carregando pra o lado do centro oeste e só viria as nossas telhas, então o frete seria  cheio. Não queriamos a de barro vermelho, pois não daria contraste. Ficaria tudo terra cota. Então vimos uma foto de uma casa de tijolinhos com telha de concreto cinza e bem perto da chacara abriu uma fábrica chamada Nippon de telhas de concreto. Iniciamos as pesquisas e os carpinteiros disseram que a telha era de ótima qualidade que as telhas tinham um encaixe bem correto e que eram muito dificeis de quebrar. A fabrica realmente é muito organizada. Fechamos com eles numa segunda - feira e na quarta as telhas já estavam na obra.



Tinham uns lotes que estavam bem mais cinzas e eu pedi para que mandassem o mais claro.
 No mar de alguns milheiros só quebraram duas telhas, e isso por que  o cara que estava descarregando deixou cair do caminhão.
Essa é a madeira de pinus. Comprei da empresa RC COBERTURAS. Eles lixaram a parte que vai ficar aparente. Ta lisinha! quando passar um verniz vai ficar lindo.
 As ripas, taambém de pinus. Muito boas sem nenhuma empena.
E  o esverdeado da madeira autoclavada.

Recebi a notícia de que o telhado será iniciado no 2.07. Estamos na espera ansiosos por isso.
 É mais um passo sendo conquistado, nessa batalha pelo sonho da casa própria.

Grande abraço.

Aline.

 FORNECEDORES:
 NIPPON TELHAS (telhas) - http://www.nippontelhas.com.br/
 MADEIFLORA (Eucaliptos tratados) - http://madeiflora.com.br/
 RC COBERTURAS (Pinus autoclavado) - 61 3552 1971
 EUCAPINUS (pilares varanda)* - 61 3620 2456

*Fizemos uma economia de quase R$ 400 comprando os pilares da varanda em outra loja.

7 comentários:

  1. Acabei de chegar e já fiquei por aqui. Gostei muito da proposta do blog, depois me visita lá no blog pra trocarmos algumas ideias.

    Ótima semana, bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Não tirei foto da sala pois ela está um caos rsrsrsrsrs a metade que não tem o mesanino está com tudo do escritório amontoado, pois estamos quebrando as paredes pra resolver o problema da umidade no rodapé, e a parte do mesanino está um festival de mesas, duas do escritório, uma da sala e uma grande e escura estilo castelo medieval que ganhamos e a princípio está na sala, mas vou patinar de branco pra dar um ar mais leve e botar na varanda, ah! e além disso tudo a montanha de chapas de aglomerado que mostrei no tópico da despensa rsrsrsrs
    Estou curiosa pra ver seu telhado, gosto muito da cor e padrão do pinus mas teria medo pois aqui em casa sofremos muito com cupins (arbóreo e subterrâneo). Compramos placas de decks e 3 painéis de treliças auto-clavadas e estão cercando a nossa piscina inflável, ainda não consegui creditar muito no sistema de autoclave, estou observando como essas peças vão suportar a chuva e o sol. Até agora tudo está resistindo bem :)
    Vocês vão adorar ter o pé direito duplo em casa, quando lá fora está um forno, dentro de casa fica bem mais ameno e no frio o ar dentro de casa demora a ficar gelado como lá fora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aline! Tudo jóia?

    Tenho certeza que não só o telhado vai ficar lindo e sim a casa toda!
    Aí, aí, por aqui estamos na bendita fundação, marido até tirou férias para acompanhar...enquanto isso, eu tento não ficar muito ansiosa, ainda bem que a gravidez e os preparativos para a chegada do Pedro me desviam um pouco a atenção, srsrs...
    beijokas pro cê e o desejo de uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Escolhi essas telhas também, mas optei por telhado de ferro. Eu sou pesado e subi em cima da telha, pulei e ela resistiu muito bem. Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcês compraram na Nippon telhas também? Bom, eu não subi nem pulei mas 3 cachorros ja fizeram a festa caçando calango ;D

      Excluir
  5. oi Aline, e aí? Começou o telhado? Poe as fotos para vermos...
    Nosso projeto ficou pronto só agora... e retornaremos ao dileme da escolha dos profissionais... ai ai... manda noticias. bjo
    Chiara e Érico.

    ResponderExcluir