quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Solo cimento e mais telhado.

Nossa casa está cada vez mais com cara de casa. Já dá pra fazer tantos planos e pensar nos gastos que vem pela frente, mas os gastos são chatos. Rss.

Como havia comentado que iria falar sobre os tijolos, trouxe algumas fotos para verem o que esta acontecendo.
Com a construção do telhado a casa esta começando a tomar peso e a estrutura por si só trabalhando. Algumas partes dos rejuntes estão rachando (isso foi avisado desde antes de começar a construção), mas nada que não resolva facil. Já entrei em contato com o Pedreiro que fez a obra e ele estará de volta para consertar.
Outro ocorrido foi da parte dos carpinteiros. Alguns tijolos foram quebrados devido aos pregos e parafusos utilizados para prender a vigota na parede e os pontaletes.



Com as mãos pro céu agradecendo as casquinhas do tijolo que poderão ser trocadas.

E o nosso telhado como anda? O ripamento está sendo concluído.



Como temos um pé direito de 6,20 m optamos por colocar a manta subcobertura somente na área do mezanino. Essa manta ela é termica, evita goteiras. Como nosso telhado tem uma inclinação maior que 40%  e não tem como ter goteiras, utilizamos a subcobertura somente como função térmica, pois no mezanino o telhado é baixo.



Agora faltam as tabeiras e as telhas! Nessa foto vocês podem notar a diferença da madeira lixada no pontalete e as que não estão.

O telhado deu uma boa forma a casa.Não vejo a hora de acabar para apreciar mais.

Grande abraço e torçam por nós nessa saga da casa própria!

Aline.

Link do fabricante Tégula, marca da manta que utilizamos: Freshfoil

17 comentários:

  1. Poxa que chato essas rachaduras, tomara que resolva logo.
    Ué, escolheram a manta prateada dos dois lados?
    Eu escolhi a prateada de um lado e branco do outro, pois durante um tempo não colocaremos o labri
    Se não fosse a falta de cuidado do cara que instalou a manta ter instalado tudo de cabeça pra baixo teria ficado branquinho. Mas ele colocou ao contrário e ficou aparecendo a marca da manta :(
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Estamos aqui na torcida por vocês! Tá ficando tudo lindo demais!
    E as dicas preciosas para gente!
    Beijokas querida!
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Aline, que pena ter rachado, né?!!.. menos mal que já sabias que talvez acontecesse isto... mas agora, após passar uma nova camada de massa pode vir acontecer novamente???

    Boa Sorte!!
    Bjos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciene, pois é, Já sabiamos que ia acontecer isso, mas é simples de consertar. Quando ele refizer os rejuntes a gente já tem que impermeabilizar a casa toda com verniz assim o rejunte adere melhor na parede, pois ele é praticamente feito de terra.
      Obrigada pela torcida e grande abraço ;*

      Excluir
  4. Oi aline gostei muito do seu blog ótimas dicas passo a passo e postando fotos da obra continue assim eu e minha esposa estamos começando a construir a nossa casa de tijolos ecológico estamos na fundaçao ainda mais em breve ja partiremos pra primeira fiada, eu mesmo estou fabricando os tijolos e fiz o curso de construçao modular eu mesmo estou construindo bem devagar mas esta saindo continue dando as dicas pra poder esclarecer as duvidas ja q a construçao é simples mas muito detalhista minha esposa quer ver as fotos das janelas de vidro pra ver como vao ficar bem assim q tiver uma duvida te consulto atraves do blog ok ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, meu marido e eu também estamos fabricando os tijolos, e encontramos muitas dificuldades, se puder entrar em contato conosco para nos ajudar em algumas dúvidas, meu email é sylvieira3299@gmail.com

      Excluir
  5. Que coisa boa ein Guilherme. A principio pensávamos em fazer assim, mas o tempo que nos restava entre o trabalho não daria pra construir. A construção com solo cimento é bem detalhista mesmo. Não é tão fácil como os fornecedores de tijolos falam.
    Diga para sua esposa que ainda estamos fazendo orçamento dos vidros, mas em breve postarei noticias sobre eles.
    Qualquer dúvida que quiser tirar e eu souber te responder é so deixar um recado no blog com o seu e-mail, assim respondo diretamente pra você.
    Abraços pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline !!!

    Muito bonita sua casa. Pena que vc não deu sorte em contratar um profissional especializado em acabamento neste tipo de construção ecologicamente correto. Muitos dizem que não precisa de mão de obra especializada, é um triste engano. No seu caso, uma construção de porte em alvenaria solo-cimento aparente, provavelmente pé direito com vigas de eucaliptos e cobertura com telha cerâmica. Tem que haver um projeto de cálculo estrutural p/ construção de alvenaria em solo-cimento e integração entre Engenheiro, Construtor, Pedreiro, Carpinteiro e marceneiro, para que um não danifique o trabalho do outro.
    É seu direito. Não Peça! Exija! É um dever de todo profissional da área de construção civil convencional ou ecológica, prestar um serviço de qualidade.
    Mesmo assim, parabéns pelo seu belo empreendimento ecológico.

    Boa Sorte.
    Rone Stone
    Técnico em edificação
    Eco Rone Stone Construções
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rone, tudo bem? Realmente quando dizem que não precisa de mão de obra especializada é um triste engano mesmo. Esse é o ponto que mais falo aqui no blog. Ainda tive sorte de achar uma equipe indicada pela fábrica de tijolos que construia com solo cimento, pois não existem empresas capacitadas e especializada nesse tipo de construção.
      O projeto de calculo foi feito, análise do solo, análise do tijolo (SENAI- DF) tive todo esse respaldo :) O maior problema é que no Distrito Federal e entorno prestadores de serviço não são tão faceis de se achar como em São Paulo. Até hoje tenho que me preocupar com todos que aparecem, pois muitos não conhecem esse tipo de construção e danificam o tijolo sem nem se importar com o que vai causar. No término da obra, teremos que fazer uma geral em todos esses detalhes de acabamento do tijolo.
      Obrigada pelo comentário e é sempre bom ter a opnião de um colega de trabalho :)

      Grande abraço e apareça!

      Excluir
    2. Gente... se você teve dificuldade de encontrar mão de obra especializada aí no DF, imagina eu aqui no Piauí! Ó céus, será que vou conseguir fazer minha casa ecológica? =/
      Espero que sim... exemplos como o seu animam e trazem novas esperanças.

      Excluir
  7. Oi Aline!!!

    Eu me esqueci. O seu projeto cai bem com uma cobertura em telhas ecológica Onduline, vermelha Cinza ou Verde. Sem contar com a resistência que este tipo de cobertura oferece e tem um terço do peso comparado com as telhas cerâmicas.
    O madeiramento é o mesmo que já está pronto.
    Consulte o Fabricante (www.onduline.com.br)

    Boa Sorte
    Rone Stone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principio queria telhado verde, mas meu marido não quis pela questão da manutenção que não teriamos tanto tempo. Iamo fazer uma imepermeabilização com manta anti raiz, sistema drenante, o projeto estava feito, mas acabou não vingando. Essas telhas realmente são bem bonitas. Cheguei a pesquisar sobre elas, mas sua mão de obra deve ser precisa na instalação e isso não encontrei. Já vi comentários de pessoas que fizeram por aqui e deu uma ventania e algumas telhas quase sairam voando, preferimos não arriscar e acabamos optando pela de concreto. Nas outras postagens você pode ver como ficou.
      Abraços.

      Excluir
  8. Ok Aline !!!

    Telha de cimento é uma boa pedida. Se tiver alguma dúvida, e eu puder ajudar estou aqui, ok.

    Boa Sorte
    Rone Stone

    ResponderExcluir
  9. Olá, Aline.

    Obrigado pela visita.
    Sobre o móvel de MDF, comprei numa loja perto de casa aqui em São Paulo. Já ouvi falar que é a única que tem móveis grandes de MDF, mas não sei se isso é verdade.
    De toda forma, eles têm um site: www.casaelias.com.br

    Se durante sua obra, tiver planos de vir a São Paulo, me avise que podemos combinar de ir lá.

    Inté, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!
    Parabéns sua é linda.
    Pergunta o eucalipto é tratado??

    vlw!!

    ResponderExcluir
  11. bom dia Aline, gostaria de saber qual o valor da diária para a equipe de pedreiros com tijolo ecológico ?

    ResponderExcluir